"É notória a importância da Engenharia Civil na sociedade, pois contribui diretamente para desenvolvimento estrutural e econômico de uma cidade, estado ou país. Grandes obras são realizadas a cada dia, mega construções que desafiam os limites humanos e da natureza, e os mesmos são vencidos pelo profissionalismo e capacidade do profissional da engenharia. Estas mega-construções nos dão a motivação necessária e mostram que os limites de desenvolvimento existem para serem superados."

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PONTE ESTAIADA OCTAVIO FRIAS - SÃO PAULO



A ponte Octávio Frias de Oliveira é um marco na arquitetura nacional, pois foi construída com um formato único no mundo: duas pontes em curva formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro. Uma ponte estaiada é uma ponte suspensa por conjuntos de cabos de aço (os chamados estais, que dão origem ao nome estaiada), conectados a uma torre ou mastro com a função de dar sustentação às suas pistas. Moderna, é construída em locais onde o uso dos pilares não é aconselhável. É considerada a evolução da tradicional ponte pênsil.

ONDE ESTÁ LOCALIZADA

            Na Marginal Pinheiros, entre as pontes do Morumbi (Caio Pompeu de Toledo) e Engenheiro Ari Torres, em uma região que se tornou o mais novo pólo econômico da capital. Situada na zona sul, está nas proximidades das avenidas Luiz Carlos Berrini e Nações Unidas.


COMO SÃO AS PONTES

·         O comprimento das pontes é de 2.887 metros. Os vãos estaiados possuem 290 metros, com 16 metros de largura, sendo 10,5 metros para as três faixas de rolamento.
·         A ponte mais alta, sentido avenida Jornalista Roberto Marinho para a Marginal Pinheiros, tem um vão de 23,4 metros de altura, e a mais baixa, sentido Marginal Pinheiros para avenida Jornalista Roberto Marinho, tem 12 metros
·         O asfalto utilizado nas pontes é da categoria SMA (Stone Mastic Asphalt), mesmo tipo usado no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). Essa pavimentação apresenta alta resistência a impactos e a cargas em movimento. Também permite maior drenagem e evita deformações do asfalto.
·         Nos 290 metros estaiados de cada lado foram colocadas placas de alumínio chamadas de “narizes de vento”, utilizadas para dissipar o vento nas pistas. Tanto as pontes quanto o mastro são pintados com um verniz antipichação que permite até quatro lavagens consecutivas.
·         As pontes possuem um sistema de drenagem de águas pluviais que faz com que a água passe por caixas de passagem antes de ser lançada ao solo, o que evita a sujeira nas pistas.
·         A ponte estaiada virou ponto de referência na cidade antes mesmo de ficar pronta. Durante a construção, diversas equipes de revistas, televisões e agências de publicidade de todo o país usaram a obra como pano de fundo para fotos de catálogos de moda, e gravações de propagandas comerciais. Alunos de engenharia e arquitetura de universidades paulistanas também visitaram a ponte.

 O QUE HÁ DE TÃO ESPECIAL

Segundo os especialistas, a Ponte Octavio Frias de Oliveira é a primeira do mundo que une duas pistas curvadas conectadas à mesma torre. É a única ainda com o mastro principal em formato de X.
Isso porque quando a pista (ou tabuleiro) faz curva é necessário um cálculo específico e diferente para cada um dos cabos ou estais.
As outras grandes pontes que seguem o mesmo conceito arquitetônico, em geral, são construídas em linha reta ou conjugadas com outros trechos onde os pilares dão a sustentação.
Já existem pontes estaiadas em curva, porém com apenas uma pista. Mais um ineditismo de São Paulo.

.  CARACTERÍSTICAS



            SÃO GRANDIOAS E IMPONENTES


            Qualidades seguidamente aplicadas, não somente à Ponte Octavio Frias de          Oliveira,          por razões óbvias, como também àquela que é a maior cidade das        Américas em   população – 11,2 milhões, responsável por 15% do PIB brasileiro         apesar de contar         com apenas com 6% da população, e com uma renda per capita          70% superior à do      resto do País. Números imponentes. Como a ponte.
            Pelas mãos do homem
            Esse é um orgulho da cidade de São Paulo. Sem belezas naturais típicas, apesar   do grande número de parques verdes (54 no total), a cidade de São Paulo chegou ao       posto de principal centro econômico e de eventos da América Latina por conta do        árduo trabalho de seus moradores, paulistanos ou não, brasileiros ou estrangeiros, que         aqui nasceram ou vieram para desenvolver a cidade e criar uma história de amor com a    maior metrópole brasileira.


MUITO CONCRETO

                  Foram usados na sua construção quase 60 mil metros cúbicos de concreto. Mas    o          material não é lembrado com tanta intensidade só quando se fala da ponte, mas   em       várias referências a São Paulo. Para entender o porquê, basta olhar a        quantidade de            prédios, de todas as épocas, que formam a skyline da capital paulista.           Seja para quem           olha da janela de um avião, do alto de um prédio, ou apenas de     um carro entrando na       cidade por muitas de suas estradas ou circulando por uma das       avenidas marginais.


VANGUARDISTA

Com sua arquitetura arrojada, a Ponte Estaiada é mais uma referência do maior centro vanguardista brasileiro, a cidade de São Paulo, que dita tendências para toda a América Latina, recebe aquele que é o maior evento de moda da região, o SP Fashion Week, e foi palco de movimentos que revolucionaram os costumes, a cultura e as artes brasileiras. Entre eles a Semana de Arte Moderna, os festivais da canção que lançaram os grandes ídolos da MPB, a Jovem Guarda, a Tropicália e muitos outros.


O QUE MUDA NO TRÂNSITO?

A Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira é parte do Complexo Viário Jornalista Roberto Marinho, que conecta a avenida de mesmo nome às Marginais do Rio Pinheiros, vias fundamentais na vida da capital, nas duas direções.
         A ponte liga ainda o bairro do Brooklyn ao do Morumbi, e faz da Avenida Jornalista Roberto Marinho uma opção definitiva para quem precisa trafegar pela Avenida dos Bandeirantes, uma das mais movimentadas da cidade.
Oferece também nova rota para quem vai de Interlagos ao Centro, assim como ao Aeroporto de Congonhas. E é uma alternativa importante aos que se deslocam, via zona sul da cidade, às rodovias Anchieta e Imigrantes, em direção ao litoral paulista.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário